sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Inaugural: PLASMA vs LCD


“LCD e plasma não são sinônimos de TV digital.”


Imagem: LCD e PLASMA.



Qual é a diferença?

Tecnicamente, a diferença fundamental entre os dois tipos de tela é que as de plasma emitem luz individualmente em cada ponto da tela, graças a “células” de gás neon e xenônio, enquanto o brilho de uma TV de LCD depende do famoso “backlight”, uma fonte de iluminação posicionada atrás da tela e que consome mais energia que o próprio painel. Quem tem um Palm ou equivalente sabe o que é isso: sem o backlight, o LCD torna-se bem difícil de enxergar.

Em ambos os casos, cada pontinho da tela, ou pixel (contração de picture element, como nas fotos digitais), é composto por três “subpixels” agrupados: um vermelho, um verde e um azul, as componentes do sistema RGB (red, green, blue). Nos LCDs, o cristal líquido que lhe dá o nome (LCD=Liquid Crystal Display) controla a passagem de luz – ambiente, nos reflexivos, do backlight, nos transmissivos, e ambas, nos transflectivos – em cada um dos subpixels.

Vale observarmos que nos dois ‘casos’, a semelhança física é bem visível e que também é possível utilizar o equipamento na saída de vídeo de um PC comum (de acordo, é claro, a interface de conexão entre as partes).


OBS: Este artigo não está diretamente relacionado a sistemas de informação. Mas por se tratar de um tema bem curioso, resolvi posta-lo.

Nenhum comentário: