terça-feira, 19 de fevereiro de 2008


Acha complicado instalar Windows XX em HD's do padrão SATA?

Este texto com certeza vai esclarer os mistérios e dúvidas que envolvem o assunto.


A tecnologia RAID (Redundant Array of Independent Disks) é usada há vários anos, em discos SCSI. Este tipo de disco e de tecnologia têm sido empregados em larga escala nos servidores. O principal objetivo do RAID é a redundância, ou seja, a informação é repetida em mais de um disco. Se um disco apresentar defeito físico, o sistema continua funcionando porque encontra a informação de “reserva” em outro ou outros discos. Este gerenciamento é feito pela própria interface de disco e seus drivers.

O chip controlador RAID faz com que os discos sejam tratados de forma diferente. Por exemplo, em RAID modo 1, a informação que o chip precisa gravar é enviada ao mesmo tempo para os dois discos. Dessa forma, os dados são sempre duplicados, os dois discos têm conteúdos idênticos.

Entre 2000 e 2003 as placas de CPU mais avançadas tinham 4 interfaces IDE. As duas primeiras eram interfaces normais, e faziam parte da ponte sul do chipset. As interfaces IDE3 e IDE4 eram ligadas a um chip controlador RAID IDE. Esta interface IDE adicional podia operar de duas formas diferentes:

a) Modo ATA: Operavam como duas interfaces IDE normais. Cada uma suportava até dois discos: Master e Slave.

b) Modo RAID: Cada uma operava com um disco MASTER. A dupla de discos operava em RAID modo 0 ou modo 1.

As placas de CPU atuais não apresentam mais interfaces IDE RAID. Entretanto, operam com SATA RAID. Ainda assim, se você precisar usar discos IDE em modo RAID, existe a opção de comprar uma controladora RAID IDE PCI. Esta controladora normalmente permite ligar dois discos IDE em modo RAID 0 ou 1, ou então ligar 4 discos IDE sem RAID (Master/Slave em cada interface). Se você ainda não comprou os discos, é melhor optar pelo padrão SATA RAID, ao invés de IDE RAID, devido ao maior desempenho.

As placas de CPU modernas oferecem RAID apenas nas suas interfaces Serial ATA. Note entretanto que nem todas as placas de CPU que possuem SATA são capazes de operar em modo RAID. Se você quer usar RAID com discos SATA, deve procurar uma placa mãe que ofereça o recurso SATA RAID.

Usando HD’s SATA normalmente, ou seja, sem o recurso ‘RAID ‘.

Se você quer simplesmente usar discos SATA, mas sem operar em modo RAID, a instalação é bastante simples:

a) Em placas que não oferecem o recurso RAID, as interfaces SATA funcionam automaticamente. A numeração que essas interfaces recebem no CMOS Setup varia de acordo com a placa. Por exemplo, se existem duas interfaces IDE, elas podem ser chamadas de IDE1 e IDE2, enquanto as interfaces SATA podem aparecer como IDE3 e IDE4. Note que nessas interfaces não existe SLAVE. Uma interface SATA pode controlar um só disco, e ele é visto como MASTER.

b) Em placas que oferecem o recurso RAID, procure no CMOS Setup o comando RAID BIOS e desabilite-o. Isto fará com que as interfaces SATA operem sem RAID. Você poderá então usar os discos normalmente.

c) Quando um disco SATA opera sem RAID, é reconhecido pelo DOS e pelo Windows 98/ME. Mas no Windows 2000/XP, você pode ter uma mensagem de “não existe disco rígido presente neste computador” durante a instalação. Nesse caso é preciso instalar o driver SATA RAID no início da instalação do Windows, como mostraremos adiante.

d) Os procedimentos para instalação de discos SATA, com ou sem RAID, não são totalmente padronizados. Consulte as instruções no manual da sua placa mãe para tirar qualquer dúvida.

Usando HD’s SATA com o recurso ‘RAID ‘.

Uma placa mãe com SATA RAID oferece normalmente três tipos de drivers para utilizar este recurso. Cada um deve ser usado em uma situação específica:

a) RAID BIOS:

Para que o DOS e o Windows 98/ME “enxerguem” discos em modo RAID. Para isso, habilite a opção RAID BIOS no Setup. Durante o processo de boot, será apresentada uma mensagem para que o usuário pressione uma tecla (por exemplo, TAB) para entrar no RAID SETUP. O usuário poderá então configurar os discos para operar em RAID. Ao inicializar o sistema, poderemos particionar e formatar normalmente o disco RAID resultante, usando os programas FDISK e FORMAT.

b) Driver para ser usado durante a instalação do Windows XP/2000:

Não adianta ter o RAID BIOS funcionando para quem vai instalar o Windows XP/2000. Esses sistemas precisam de seus próprios drivers. No início do processo de instalação, aparece na parte inferior da tela a mensagem “Pressione F6 para instalar drivers de SCSI e RAID de terceiros”. Será preciso então, colocar um disquete com os drivers de SATA RAID. É preciso copiar este driver do CD-ROM da placa mãe para um disquete, e usá-lo durante a instalação do Windows XP/2000. Muitas placas já são fornecidas com este disquete pronto, mas caso a sua não seja, consulte o seu manual para ter instruções sobre a geração desse disquete.

c) Driver para ser usado depois que o Windows XP/2000 está instalado:

Este método é usado quando já temos um disco rígido funcionando (não RAID) e resolvemos adicionar mais discos para operar em modo RAID. O driver é encontrado no CD-ROM da placa mãe.





Conteúdo retirado da internet, site: http://laercio.com.br/artigos/HARDWARE/hard-078/hard-078.HTM

LAÉRCIO VASCONCELOS.

Nenhum comentário: